Sobre o CMS Brasil 2009

Eu e Matt Mullenweg no CMS

Eu e Matt Mullenweg no CMS Brasil

Após um mês volto a postar algo neste blog. Hoje, comento sobre o CMS Brasil 2009, evento internacional sobre sistemas gerenciadores de conteúdo, realizado em São Paulo e organizado pela equipe do iMasters.

Fiquei sabendo do evento pelo website do iMasters e, a princípio, não me interessei em ir. Contudo, como fui convidado pela equipe através de um sorteio, decidi comparecer naquela manhã de sábado num hotel, na República.

Assim que fiquei sabendo do resultado do sorteio, fui ver no website do evento a grade das palestras. Interessei-me pela palestra de Mullenweg (comigo, na foto acima), fundador do WordPress. E, de fato, fui no evento para ver essa apresentação.

O texano se apresentou, fez comentários sobre a sua vida e contou a história de um dos maiores sistemas gerenciadores de conteúdo da web. Por incrível que pareça, em suas próprias palavras, o WordPress não é um CMS; tão menos um website para blogs; ele é, isto sim, uma ferramenta de comunicação. Devo admitir que é bastante inteligente assumir e apresentar essa visão. Afinal, o WordPress surgiu com a necessidade de uma nova forma de comunicação interativa, não implementada por outros websites que gerenciam blogs.

Outra palestra bastante informativa foi a de Guilherme Chapiewski, da Globo.com, sobre metodologias ágeis, uma área de pesquisa não muito nova, mas crescente no Brasil e no mundo.

Para finalizar, acrescento que, apesar de não ter um conhecimento tão amplo sobre CMS como a maior parte das pessoas que estavam lá, o evento foi bom. Certamente poderia ter sido melhor, mas, no geral, foi bom. As palestras que vi me agradaram. A equipe dos estandes não forneceu muita informação sobre os produtos de suas empresas, mas doou vários brindes que certamente conquistaram novos clientes.

, , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

