Características de um Estudante Bem-sucedido

O melhor aluno é o mais inteligente?Muitos recém-universitários não sabem o que é necessário para ser bem-sucedido no ambiente universitário. Eles compreendem notas boas e ruins notas de um modo geral e sentem que deveriam frequentar as aulas, exceto que é onde seus conhecimentos começam e terminam.

A maior parte dos instrutores sabem o que um bom estudante é — e não é. Por um lado, um bom estudante não é necessariamente o mais inteligente da classe.

A seguir, está uma lista de algumas características de bons estudantes. Essa lista é uma descrição do que um estudante aplicado faz e o que um professor gostaria de ver. Através do aprendizado dessas características, você pode entender melhor o comportamento do dia-a-dia e de classe para classe de muitos estudantes. A ideia é fornecer a você diretrizes que você pode seguir, e que o ajudarão a ir direto ao ponto de se tornar um estudante sério e de sucesso.

  1. Estudantes bem-sucedidos frequentam as aulas regularmente. Estão sempre na hora. Escutam e treinam a si mesmos aprestar atenção. Se perdem uma sessão, sentem-se obrigados a deixar o instrutor conhecer o por quê antes da aula começar, se possível; suas desculpas são legímitas e razoáveis [1]. Certificam-se de conseguir todas as tarefas perdidas (entrando em contato com o instrutor ou outro aluno) e entendem especificamente o que foi coberto [2] na aula. Estudantes bem-sucedidos responsabilizam-se por si mesmos e por suas ações.
  2. Estudantes bem-sucedidos tiram vantagem de oportunidades de crédito extra quando oferecido [3]. Demonstram que cuidam de suas notas e estão dispostos a trabalhar para melhorá-las. Muitas vezes fazem tarefas opcionais (e frequentemente desafiadoras), o que muitos estudantes evitam.
  3. Estudantes bem-sucedidos estão atentos à aula. Não falam, leem ou olham para fora da janela. Em outras palavras, são educados e respeitosos, ainda que estejam um pouco entediados. Eles também participam da aula, mesmo que suas tentativas sejam um tanto quanto desajeitadas e difíceis. Fazem perguntas que o professor sabe que muitos outros alunos devem ter.
  4. Estudantes bem-sucedidos procuram seus instrutores antes ou depois da aula ou durante o expediente para se informar de notas, comentários em seus trabalhos e próximas provas. Estudantes bem-sucedidos vão parar na porta da sala de seus instrutores pelo menos uma vez por semestre. Eles saem do seu caminho para encontrar o instrutor e se engajar em conversas significativas. Esses alunos demostram ao instrutor que são participantes ativos no processo de aprendizado e que tomam o trabalho de ser um estudante sério.
  5. Estudantes bem-sucedidos entregam tarefas que demonstram asseamento e cuidado. Eles levam tempo para produzir um produto final que aparente ser bom; e isso é um reflexo de cuidado e orgulho em seus trabalhos. Estudantes bem-sucedidos demonstram motivação para concluir suas tarefas. Todos os seus trabalhos e tarefas são entregues, mesmo que algumas de suas respostas são sejam brilhantes.

[1] N.T.: Razoável: conforme à razão; que mostra bom senso, juízo; aceitável. (Dicionário Aulete)
[2] N.T.: Ou seja, estudantes bem-sucedidos entendem qual foi, de fato, a matéria dada na aula a qual esteve ausente.
[3] N.T.: Mesmo quando não precisam, estudantes bem-sucedidos realizam trabalhos optativos.

Fonte: Cuesta College
Tradução: Orlando Junior

Anúncios

, ,

  1. #1 por Sandra em terça-feira, 09/11/2010 - 15:26

    Cara, você conhece algum estudante assim?
    Alguns itens eu até concordo, mas outros são absurdos.
    E olha que eu fui Representante de Classe, diretora do CA e atuei na comissão de formatura!
    Só não fui oradora da turma porque não quis.

    • #2 por Orlando Junior em terça-feira, 09/11/2010 - 23:09

      Oi, Sandra.

      Quais itens você considera absurdo?

      Na minha visão — sem querer ser pretensioso –, vejo que os itens listados são as características básicas que todo aluno deveria ter. Resumiria o artigo em uma palavra: interesse.

      Na maioria das vezes estamos na escola por outros motivos que não o estudo.

  2. #3 por felipe em quinta-feira, 16/12/2010 - 9:28

    olá Orlando,

    Eu quero fazer ciência da computação mais é tão complexo, as vezes pego um problema e consigo resolver mas quando não consigo é uma sensação muito ruim e fora que o curso exige um habilidade em lógica e matemática fora do padrão de uma pessoa normal, é área mais fascinante porém parece ela é um paradoxo ou seja, tão simples mais tão complicado ao mesmo tempo. Qual dica você me daria e se você já dominava as matérias do curso.Obrigado e desculpe-me pelo incomodo.

    • #4 por Orlando Junior em quinta-feira, 16/12/2010 - 11:23

      Olá, Felipe.
      Seja bem-vindo.

      Ano que vem termino o curso e devo dizer a você que o pedido pela instituição não é nada além do padrão. À primeira instância realmente assusta, mas não deve se preocupar com isso.

      Desde pequeno gosto de computadores. Comecei a programar aos 12 anos (salvo engano) e na escola nunca ia muito bem em matemática. Nunca ia muito bem nas matérias de exatas, na verdade. Cheguei a ficar preocupado com isso, pois eu já estava certo de que queria cursar computação. Ouvia comentários assustadores sobre a complexidade matemática que é pedida pelas universidades. Mesmo assim, continuei e entrei para o curso que queria.

      Os estudos fizeram com que eu aprendesse (pois mais cedo ou mais tarde teria de aprender) o básico que eu precisava para compreender o avançado. Com um pouco mais de empenho com que tive no colegial, consegui me sair bem em matérias como Cálculo e Física. Não me tornei um expert em cálculo, mas também não tirei o mínimo para passar.

      Sinta-se à vontade aqui.
      Abraços

  3. #5 por Manuel Ernesto em segunda-feira, 16/04/2012 - 7:38

    Um aluno bem sucedido não responde à perguntas obvias do professor quando esta na turma; espera pelas complexas para ganhar vantagem sobre os demais.

  4. #6 por antunes daniel jose em sábado, 16/03/2013 - 9:52

    Gxtei da lista. Pud eu ver k ha coisas k n faco p m trnar bom estudante. Obrgado pela publicaxao.

  1. Os números de 2010 « .blog do titio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: